MIX CHIPS de mandioca e batata doce

Apresentação:

Tá cansada de comer pipoca para assistir aquele filminho com a amada? Que tal inovar e fazer uma surpresa com batatas chips que você mesma pode preparar com muito carinho.

Considerações iniciais:

Já tem um tempo que eu tentava fazer batata frita em casa, fiz de todos os jeitos e com todos os truques que você puder imaginar (vinagre na água, bicabornato no óleo, batata pré-cozida, óleo bem quente, água gelada e nada me deixava satisfeita a batata ficava mole). Depois de algumas pesquisas e dicas de cozinheiros descobri que eu tinha 2 problemas. O primeiro problema era a batata (portuguesa), a que compramos no supermercado não é ideal para fritar, ela é ótima para purês, cozidos, assados, sopas etc. A batata certa para fritar se chama Asterix não facilmente encontrado na nossa cidade ela possui a casca vermelha, e porque diabos ela é a batata apropriada? Porque ela possui menos líquido e menos amido que as outras, isso faz com que ela fique crocante por fora. O outro problema que eu tinha nos testes experimentais foi a temperatura do óleo, no mercado existe uma mistura de gordura vegetal especifica para fritura das batatas, essa mistura chega na temperatura ideal e faz com que ela fique sequinha igual as batatas do MC.

As soluções que encontrei para comer batata frita em casa é comprando os sacos pré-fritos vendidos nos supermercados ou comprando batatas frescas que possuem menos amido e liquido no caso da mandioca e batata doce, e cai entre nós é uma delícia, possui mais vitaminas e ficam 3 vezes mais crocante se você cortar bem fininha no caso dos CHIPS.

 Ingredientes:

½  Litro de óleo (para fritar, depende do tamanho da sua frigideira)

1 peça média de batata doce

1 peça média de mandioca

Água (para retirar o amido)

Guardanapo (para secar)

Sal e tempero a gosto

 Modo de fazer:

Escolha suas peças eu escolhi essas duas, mas revolvi trabalhar com a metade de ambas, lave-as e descasque.

 

 Nova Imagem (5) 

Depois de descascar e retirar qualquer impureza, corte as em finas fatias e logo em seguida mergulhe as fatiasem um recipiente com água para que não escureça assim retirando o amido.

Quanto mais fino você fatiar mais rápido e crocante irá ficar. (Cuidado esse alimento não é indicado para quem dentes sensíveis ou usa aparelho ortodôntico e para que não fique tão crocante eu não corto tão fino).

 

Nova Imagem

Assim que estiver tudo cortado, jogue a água (note que ela está embranquecida), lave mais uma vez se for preciso e seque num guardanapo de cozinha (Usei uma toalha limpa, acho mais eficaz).

 Nova Imagem (1)

Enquanto você está secando já deixe o óleo aquecendo em fogo médio, a temperatura certa para colocar as batatas é quando um palito de fósforo acender (coloque o palito no óleo e espere ele acender, calma isso não é perigoso ele só vai soltar uma faísca e irá apagar).

Nova Imagem (2)

Quando o óleo estiver no ponto, coloque pequenas porções para fritar, não mexa ainda irá surge bolhas como essas, isso é um bom sinal, depois de um tempinho vire seus chips. (Vovó dizia que panela velha é que faz comida boa, bem não quis me livrar dessa minha relíquia hehehe).

Nova Imagem (3) 

Depois de douradas (dependendo da qualidade do seu óleo e da pressão do seu fogo demora uns 5 minutos para fritar)com uma escumadeira retire as batatas, escorra o óleo e coloque em um prato com guardanapos para que seja absorvido o excesso de óleo, repita a operação com cada “fornada” de batatas, assim você garante que elas fiquem sequinhas.

Nova Imagem (4)

Depois de fritar, jogue os guardanapos, tempere caso ache necessário (aqui usei tomilho seco e sal) e bom apetite.

Gasto:No mercado encontrei chips industrializado de batata doce e mandioca com o preço de aproximadamente 10 reais variando a 35 reais (porção, marca e mercado). Aqui gastei aproximadamente 5 reais com os materiais.

Rendimento:Essa quantidade é o resultado da metade das duas peças de “batatas”  e ela rendeu 5 porções (acompanhamento) para o almoço.

Um comentário sobre “MIX CHIPS de mandioca e batata doce

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.