08 razões para assistir a série “Transparent” agora mesmo

Quem conhece os dramas e o humor da série Transparent, transmitida pela Amazon, já percebeu que a história é uma das melhores e mais complexas já contadas por aí. Agora, se você nunca viu ou não sabe do que estamos falando, está na hora de prestar atenção neste texto aqui. A série conta a vida de um pai de família que conta aos seus filhos ser transexual.

Sim, o resumo foi curto e grosso assim mesmo para fazer com que quem não conheça a história imagine basicamente o mesmo que os filhos do personagem principal sentiram. Transparent aborda de forma bem real e sincera os dramas vividos tanto pelo patriarca quanto histórias pessoais e dilemas de seus próprios filhos, que acompanham juntos e unidos o desenrolar de cada situação.

Sem mais delongas, preparamos uma listinha básica com alguns motivos que te farão ficar viciado nesta série, que estreia segunda temporada agora em dezembro:

giphy

08 razões para assistir “Transparent” agora mesmo
01. O nome da série

transparent-destaquePrimeiro de tudo, o título da série é daqueles pensados de forma especial para resumir, de maneira brilhantemente simples, tudo o que acontece na história. Transparent pode ser lido como a junção das palavras trans, de transexual; e parente, que num sentido amplo pode ser definido como pai ou mãe. Um nome escolhido, aliás, para ser bem didático. Além disso, transparent significa, em tese, a forma com que o assunto é tratado tanto na série quanto deveria ser na vida, algo bem transparente e sem floreios. Algo comum.

02. A história da transexualidade na TV

DLNow_DP_Transparent-Review_092614Em tempo de Caitlyns e Thammys aparecendo na mídia para mostrarem que estão felizes com seus novos eus, fica fácil perceber que ter uma série abordando o tema da mudança de sexo, ou da mudança comportamental era questão de tempo. Existem diferenças entre transexualidade e transgeneridade, mas todos estão basicamente no mesmo barco: desejam ser aceitos pela sociedade e serem felizes com sua própria cabeça e/ou seu próprio corpo. A abordagem da questão em uma série de TV promove o esclarecimento e o debate com uma história de humor, drama e leveza incomparáveis.

03. A aceitação na própria família

transparent-4Lembra que mencionamos o significado do termo transparente no título da série? Pois é, ele tem mais um significado. A história começa quando Morton, o patriarca da família, leva adiante seu desejo de se tornar mulher. Ele quer ser visto como ele realmente é, mas seus filhos não lhe dão muita moral, nem o enxergam mais do mesmo jeito, muito por conta da vida corrida e dos pequenos problemas de cada um. Morton se tornou um pai de família meio que invisível para todos, que quase nunca dão importância para o que ele diz.

04. O ser sincero consigo mesmo

Existe quase que um consenso entre alguns gays, lésbicas e trans, de que quanto mais cedo você se abrir, mais fácil será sua própria percepção de si. Isso não é uma regra, claro, e Transparent mostra isso de forma… transparente. Morton é um professor aposentado que sempre se escondeu. Ele se divorciou e aos poucos passou a se vestir de mulher fora de casa, mas ninguém da sua família sabe. Ao decidir contar tudo para sua família, ele finalmente rompe o último fio que o amarrava a uma vida de mentiras e segredos. Antes tarde do que nunca? Talvez; mas a série prova que não importa a idade, mas sim os benefícios que a escolha lhe trará.

05. A equipe

transparent-3Seja nos roteiros ou na direção, seja na escolha de atores; Transparent possui uma equipe brilhante e isso já foi refletido no sucesso da série, que estreou ano passado e já abocanhou grandes e diversos outros prêmios mundo afora. Os episódios apresentam uma narrativa hora direta, hora fragmentada, mas também são responsáveis por apresentar um lado verdadeiro humano de cada personagem. No final das contas, você vai se pegar se esquecendo que são atores encenando uma história, e perceber que o que está retratado ali poderia sim estar acontecendo com você.

06. Família de dilemas

transparent-6Todo mundo sabe que todas as famílias do mundo passam por problemas e dilemas, uma série de histórias que exigem a união familiar para solucioná-las. Em Transparent não é diferente, e o nome da série aqui pode mais uma vez explicar sua história. Tudo ali trata de transparência. Transparência consigo mesmo, transparência com quem você ama. E não estamos falando do tema transexualidade. Cada membro da família tem seu próprio problema, e este membro precisa ser sincero o suficiente para resolver tudo aquilo com apoio e ajuda dos que mais ama, sem medo ou vergonha do que está acontecendo.

07. Jill Soloway

transparent-7Jill é o criador da história, e você pode não notar, mas é um nome de respeito. É dele também os sucessos de Six Feet Under e United States of Tara, séries que também foram bastante aclamadas pela crítica e giram em torno do mesmo pilar: a família. Ambas as criações também trataram, em algum momento, de histórias homossexuais e aceitação dentro da própria família. São, no final, histórias reais de um retrato ainda mais assustadoramente real entre pais, filhos e todas as outras conexões genéticas e emocionais de um grupo familiar.

08. Temporadas

transparent-5Transparent estreou em 2014 e o sucesso foi tanto que a Amazon, exibidora da série, resolveu renová-la para a terceira temporada. Assim, além dos 10 episódios também produzidos em 2015 e que estrearão mês que vem, o público pode esperar folgado por mais um ano de histórias, emoções, drama e humor no ano que vem. Em tempo, reveja aqui o trailer desta segunda temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s