Evento debate cidadania e preconceito de Travestis, Transexuais e Homens Trans

O III Encontro Regional Norte de Travestis, Transexuais e Homens Trans acontece em Manaus, entre os dias 16 e 18 deste mês. Com o tema ‘Construindo estratégias, resistindo aos preconceitos e garantindo a cidadania’, o evento acontecerá no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e tem entrada franca.

“Queremos trabalhar especialmente com educadores porque sabemos que há diretores de instituições de ensino agindo com preconceito, além de outras questões como banheiros específicos: se uma trans vai ao banheiro feminino, sofre preconceito pelas mulheres e no banheiro masculino ocorre a mesma coisa”, assinalou.

Outra questão que será abordada é em relação aos Direitos Humanos e aos crimes de LGBTfobia. Somente no ano passado, houve 29 mortes e, com raríssimas exceções, punição para os culpados.

Programação

Na quarta-feira (17), o evento debaterá sobre os desafios para o Combate da Transfobia e Direitos Humanos. Entre os que comporão a Mesa 01, estão representantes da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT-AM); a DPE-AM; as Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); e o Ministério Público Estadual (MP-AM); e da Delegacia de Homicídios.

Em seguida, o debate será sobre ‘O corpo em limites, processo transexualizador e os desafios para a implantação do Ambulatório TT, hormonioterapia, redução de danos, silicone industrial e uso de álcool e drogas’.

A partir das 13h, a Mesa 3 falará sobre os desafios na Educação, Mercado de Trabalho e Assistência Social. De acordo com Bruna LaClose, presidente da APOLGBT e uma das organizadoras do evento, muitas transexuais e travestis deixam o banco da escola devido ao preconceito.

A epidemia das IST/HIV/AIDS e o mercado de trabalho, educação e assistência social continuarão em debate até às 18h, quando haverá caminhada contra a LGBTfobia. O ato público começará na Defensoria (rua 24 de maio, No 321, Centro de Manaus) e seguirá pela Av. Eduardo Ribeiro.

“A manifestação será pacífica e terá cartazes, faixas e o bandeirão de 40 metros com as cores do arco-íris. Finalizaremos o III Encontro na quinta (18), a a partir das 08h30, quando teremos uma Plenária da Carta do Evento e a escolha da próxima sede do Regional Norte”, finalizou Bruna LaClose.

Serviço

O que: III Encontro Regional Norte de Travestis, Transexuais e Homens Trans

Tema: ‘Construindo estratégias, resistindo aos preconceitos e garantindo a cidadania’

Quando: De 16 a 18 de maio

Onde: Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) – Rua 24 de maio, No 321, Centro.

Quanto: entrada franca

Mais informações: (92) 99245-6491 / 99265-3041 / 99461-0569

brunalacloselgbt@gmail.com / rebeccamonteirodecarvalho@hotmail.com

Por: Juçara Menezes
Tel: (92) 99161-2774 / Whatsapp: 99210-5522

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s