É meio confuso para quem está de fora do “meio” entender os novos termos sobre gêneros e identidade sexual

Com ajuda das mídias, mais e mais pessoas têm tido informações sobre o universo LGBT. O que tem se tornado uma coisa bastante positiva, apesar de sempre encontrar publicações vexatórias de pessoas extremamente preconceituosas, maaaaas continuemos…

Pensando nisso, nós da Lezz Girl resolvemos dar uma ajudinhas a essas pessoas que tem dificuldade de entender o significado dos termos e os tipos de identidade de gêneros que se conhecem até hoje.

Antes de mais nada, é bom lembrar que sexo e gênero são termos bastante distintos, apesar de não parecerem. Lembre-se: o sexo é designado pela natureza, enquanto o gênero do indivíduo é um produto resultado que resulta diretamente da sociedade ou meio.

Para a Organização Mundial da Saúde, “a palavra ‘sexo’ refere-se às características biológicas e fisiológicas que diferenciam os homens das mulheres”, enquanto “a palavra ‘gênero’ é usada para se referir a papéis determinados socialmente, comportamentos, atividades e atributos que uma sociedade considera apropriados para homens e mulheres”.

O termo “gênero” deriva diretamente do inglês “gender“, que se refere a uma “dimensão cultural (…) à qual correspondem os termos, em português, de masculino e feminino“, observa a socióloga francesa Anne-Marie Daune-Richard.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vamos começar pelo Transgênero (o Ivan tem feito muita gente bater a cabeça)

O transgênero é o homem na pele de uma mulher ou uma mulher na pele de um homem. O termo “transgênero” refere-se a uma pessoa que não se identifica com seu “gênero atribuído no nascimento”. Essa pessoa pode, ou não, realizar um tratamento (hormonal, cirúrgico) para adequar seu “sentimento interno e pessoal de ser homem ou mulher” com sua identidade sexual.

A “transição” designa o período durante o qual a pessoa se envolve nessa transformação. No fim, o transsexual significa uma pessoa que completou a “transição”.

Cisgênero

“Cisgênero” significa uma pessoa que se identifica com o sexo que lhe foi atribuído no nascimento. É um conceito que abarca as pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi determinado no momento de seu nascimento, ou seja, as pessoas não-transgênero”. No caso o cisgênero é o inverso do transgênero.

Fluido

“Fluido” (ou “gênero-fluido”) designa uma pessoa cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino ou até mesmo ao gênero neutro.

Queer

Originalmente um insulto em inglês que significa “bizarro”, mas que a comunidade LGBT ressignificou, se refere a uma pessoa que não adere à divisão binária tradicional de gêneros. O termo é usado para representar gays, lésbicas, bissexuais e, frequentemente, também as pessoas transgênero ou transexuais, de forma análoga à sigla LGBT.

Intersexo e sexo neutro

“Intersexo” refere-se a uma pessoa que não é homem nem mulher, que apresenta características anatômicas, cromossômicas ou hormonais que não estão estritamente relacionadas a qualquer um dos dois sexos.

O número de pessoas intersexuadas é difícil de avaliar: tudo depende dos critérios utilizados. A questão é debatida entre especialistas, e estimativas americanas variam de 0,018% a 1,7% dos nascimentos.

A tradução de intersexo no registro civil seria “sexo neutro”. Aceito em países como o Canadá e a Austrália, este “terceiro sexo” foi finalmente rejeitado na França pela Justiça, apesar de um primeiro julgamento favorável em outubro de 2015.

Assexual e LGBT+

“Assexual” significa uma pessoa que não possui atração sexual pelos outros. Isso não proíbe relacionamentos românticos, sem sexo. Cerca de 1% da população entraria nessa categoria, de acordo com um estudo canadense baseado em estatísticas britânicas.

A apelação “comunidade gay” deu lugar ao “LGBT” para abranger “lésbicas, gays, bissexuais e trans”. Mas hoje é preferível o acrônimo “LGBT+” para incluir “mais” sensibilidades: queer, intersexo, assexuado, agênero (que não se identifica com nenhum gênero) ou pansexual (que é atraído por todos os gêneros).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s