#DiadaMulher: Mulheres que revolucionaram o cinema

Elas são as mulheres maravilha da vida real, verdadeiras heroínas e guerreiras, não só pela sua força em lutar contra uma cultura machista ou preconceitos de suas respectivas épocas, mas também por transformarem o mundo do cinema.

A Lezz Girl fez uma pesquisa sobre as mulheres mais fodásticas do mundo da sétima arte e eis as valorosas representante do sexo absoluto, às que revolucionaram a indústria do cinema e trouxeram novas perspectivas, e que também a partir de sua luta e protagonismo abriram espaço para outras mulheres e fizeram das câmeras, roteiros e claquetes os seus superpoderes.

Alice Guy-Blaché – Pioneira

A francesa foi considerada a primeira diretora e roteirista da história. Alice trabalhou em mais de 20 filmes (que ela mesma idealizou) e inovou, principalmente, ao explorar o áudio, efeitos especiais, técnicas de luz e narrativas que serviram de inspiração até para Alfred Hitchcock.

Jane Campion – Consagrada

O Palma de Ouro é o prêmio mais importante e prestigiado do Festival de Cinema de Cannes, entregue desde 1955. No ano de 1993, o filme O Piano foi considerado a melhor exibição do evento, e a cineasta neozelandesa Jane Campion foi a primeira mulher a receber tal reconhecimento.

Lina Wertmüller – A cara da nobreza

A cineasta italiana foi a primeira mulher entre os indicados na categoria Melhor Direção do Oscar. Ela, que tinha origens na nobreza suíça, dirigiu mais de 20 filmes e concorreu ao prêmio pela obra Pasqualino Sete Belezas em 1977. Lina também foi a assistente de direção de Federico Fellini em 8½, clássico do cinema italiano.

Meryl Streep – Vencedora

Não são apenas diretoras e roteiristas que figuram em nossa lista: além de ser uma das grandes musas do cinema, Meryl é recordista em indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar (com 30 indicações e outras 19, respectivamente). Ela venceu a primeira cerimônia nove vezes, enquanto a Academia lhe concedeu 3 prêmios por suas atuações. A atriz também foi a artista mais jovem na história a receber prêmios honorários por sua contribuição para a cultura por meio de artes performáticas.

Hattie McDaniel – Protagonista

A atriz e cantora estadunidense se tornou, em 1940, a primeira atriz afrodescendente a receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua participação no clássico …E o Vento Levou. Antes de Hattie, a segregação racial não permitia que os negros fossem ao menos convidados para as cerimônias da indústria cinematográfica. 

Petra Costa

A brasileira Petra Costa é atriz e cineasta, com longas-metragens, curtas e, principalmente, documentários no currículo. Elena, uma de suas primeiras produções, foi exibido e premiado no Brasil, no México, EUA, França, Polônia e Cuba, além de trazer (assim como todos os materiais produzidos por Petra) debates importantes para as telas.

Fernanda Montenegro

Uma das principais atrizes do país não poderia ficar de fora, não mesmo. Além de sua influência no teatro e na televisão, com atuações que agradam público, crítica e a consagraram como uma grande dama das artes, Fernanda se reinventa a cada papel e foi a única brasileira a ser indicada, até agora, ao Oscar de Melhor Atriz.

Kathryn Bigelow

Em uma competição acirrada contra Avatar, o filme Guerra ao Terror rendeu à cineasta norte-americana o Oscar de Melhor Direção. Só para tornar o prêmio ainda mais marcante, Kathryn representa a quarta indicação feminina e a única mulher a vencer nessa categoria.

Lembrou de alguma super-mulher do cinema que deveria estar nessa lista e que não foi citada? Então deixe em nossos comentários.

2 comentários sobre “#DiadaMulher: Mulheres que revolucionaram o cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s